Espaços do Recife participam da Semana Nacional de Museus

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Em 2012, a sua 10ª edição ocorre até o dia 20 de maio com a participação de instituições museológicas de todo o país. Os espaços culturais do Recife participam da semana com eventos e mediações especiais para os visitantes das exposições que estão atualmente em cartaz. Confira a programação abaixo.

Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam)

O Mamam recebe a exposição Daniel Santiago – De que é que eu tenho medo? sobre a trajetória de um dos pioneiros da arte experimental no Brasil. A exposição busca abrir chaves de entendimento do universo poético do artista Daniel Santiago muito conhecido pela sua atuação na Arte Correio e por trabalhado em parceria com o artista Paulo Bruscky formando a dupla Bruscky & Santiago.  Na mostra com curadoria de Cristiana Tejo e Zanna Gilbert, são evidencia-se a exploração poética do cotidiano, a captação em desenho da paisagem cultural de seu entorno e a interferência no fluxo da cidade por meio de performances e instalações em espaços públicos. A exposição será aberta segunda-feira (14), às 19h. Dentro da programação da 10ª Semana de Museus, o Mamam oferece mediação especial com o próprio artista, além da equipe educativa do museu. Na sexta-feira (18), a partir das 15h30, Daniel Santiago receberá os visitantes e em seguida realiza uma das suas ações poéticas. O encontro será aberto ao público interessado em conhecer mais sobre o artista e suas obras. Mamam – Rua da Aurora, 265, Boa Vista. Visitação: até 8 de julho. De terça a sábado, das 12h às 18h. Domingo, das 12h às 17h.  Acesso gratuito. Telefone:  81 3355-6870 | 3355-6871.

Memorial Luiz Gonzaga

O espaço dedicado ao Rei do Baião conta com programação especial para a 10ª Semana de Museus. De 14 a 18 de maio, mediadores músicos tocarão canções de Luiz Gonzaga durante visita guiada.  Durante toda a Semana de Museus (ee 14 a 20 de maio), das 15h às 17h, o Memorial exibe filmes antigos como É com esse que eu vou (Atlantida S/A, 1948), E o Mundo se Diverte (Atlantida S/A, 1949), Chapéu de couro (Capri Filmes, 1975) e O comprador de fazendas (Direção de Alberto Pieralisi, 1951). A programação audiovisual ainda conta com o curta-metragem O Homem que virou suco, de João Batista de Andrade; a animação A saga da Asa Branca, de Lula Gonzaga; e os documentários As sanfonas do Lua (TV Cultura) e Caminhos da reportagem: Gonzagão (TV Brasil), e o show Danado de Bom (TV Globo). Memorial Luiz Gonzaga – Pátio de São Pedro, nº 35, Bairro de São José. Informações: 3355-3155

Em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, o Memorial promove a exposição itinerante Lua Gonzaga para o Centro Cultural Padre Francisco Tavares Bragança. A mostra fica em cartaz do dia 14 a 29 de maio, das 18h às 21h.  Universidade Católica de Pernambuco – Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista.

Museu de Arte Popular (MAP)

O equipamento cultural salvaguarda um dos mais significativos patrimônios da arte popular. Durante a 10ª Semana de Museus, o MAP apresenta um recorte do seu acervo de mais de 400 obras em cerâmica e madeira, abarcando a diversidade de artistas populares do Nordeste brasileiro. A equipe de arte-educadores do museu realizará mediação interagindo com o público visitante e com apresentação de teatro de fantoches. O acervo é formado por peças de autoria do Mestre Vitalino, Zé Caboclo, Zé Rodrigues e Manuel Eudócio, da escola Caruaru (PE); obras da importante família Vieira de Tracunhaém (PE) – Lídia Vieira, José Antônio, Regina e Antônia -, e os conterrâneos Mestre Nuca, Maria Amélia e Severina Batista; esculturas em madeirada de Cachoeira (BA), dos artistas Louco, Maluco Filho e Bolão. Museu de Arte Popular – Pátio de São Pedro, nº 49, Bairro de São José. Telefone: 81 3355-3110 | 81 3355-4720.

Museu Murillo La Greca

Imagens das cidades-patrimônio de Olinda, Mariana e Ouro Preto são destaque do Museu Murillo LaGreca. As fotografias fazem parte da exposição Vilas em Confidência, do fotógrafo Leo Lopes. Carioca, morando em Minas Gerais desde a infância, Leo apresenta nesta mostra o seu olhar sobre sítios históricos que surgiram no período colonial. Com curadoria de Aline Miranda, a exposição ressalta traços semelhantes e características individuais de cada cidade, abordando a questão da identidade dos lugares e as pessoas que os vivenciam no dia-a-dia. Será possível visitar a mostra até o dia 17 de junho. A visitação pode ser realizada de terça a sexta-feira, das 09h às 17h, e nos sábados e domingos, das13h às 17h. A entrada é gratuita.

Serviço:
Museu Murillo LaGreca -  Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti, 366, Parnamirim. 
Informações: 81 3355-3127 | 3355-3129 | 
Agendamento de grupos e escolas pelo email educativommlg@gmail.com. 
Fonte: Site da Prefeitura do Recife.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado