Circo de Moscou no Gelo chega ao Recife

Foto: K Ivanov

Pela primeira vez em solo brasileiro, o Circo de Moscou no Gelo inicia temporada no País e chega ao Recife nos próximos dias 2 e 3 de junho para apresentação no Teatro da Universidade Federal de Pernambuco. O grupo, que completa 50 anos em 2012, é pioneiro na combinação entre o universo circense, a patinação artística e o balé clássico. No total, durante a turnê, a trupe percorrerá 19 cidades em todo o país, entre elas, São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Teresina, Fortaleza, Salvador, Brasília e Natal.

Os responsáveis pela vinda da companhia ao Brasil, são os pernambucanos Gustavo Agra, Fernando Soares e Carlos Costa. Segundo os produtores, o ambiente lúdico do Circo de Moscou no Gelo nos remete à infância e, talvez por isso, ele é capaz de atrair famílias inteiras aos picadeiros mundo afora. “É um espetáculo rico e dinâmico”, afirma Fernando Soares.


O vigor físico, o virtuosismo, a sincronia de movimentos e o equilíbrio em acrobacias arriscadas e precisas são elementos que pontuam a excelência do espetáculo – ainda hoje o único ballet circense no gelo do mundo. São 26 artistas distribuídos em 17 números em dois atos, que incluem malabares, dança, trapézio e entradas de palhaço, que dão o tom lúdico ao show. A trilha sonora vai do clássico à tradicional música russa, trazendo também arranjos contemporâneos.

Outra característica singular do espetáculo é o picadeiro, uma pista de gelo sintético formada por placas colocadas diretamente no piso do palco, o que permite a apresentação da companhia em casas de espetáculo fechadas.

O espetáculo é composto por 17 números, todos eles executados sobre patins: Winter Act (ballet acrobático), Duo Aerial Act (trapézio), Russian Bar (acrobacia em barra), Quick Change (patinação artística), Aerial Rope Act (acrobacia em cordas suspensas), Juggling Act (malabares), Hula Hoops (malabares com bambolês), Three Elements (equilíbrio), Cubes (malabares e acrobacia), Spinning Act (patinação artística e acrobacia), Skipping Ropes (acrobacia em cordas), Diábolo (malabares com iôiô chinês), German Wheel (acrobacia em roda metálica), Clown Act (palhaços), Unicycle (acrobacias sobre rodas) e Grand Finalle.

História – Desde sua estreia, em Bruxelas (1964), a companhia vem conquistando uma sólida reputação junto ao público e à crítica internacional. O Circo de Moscou no Gelo é oriundo do Grande Circo Nikulin, da Rússia, e foi o último e mais bem-sucedido trabalho assinado por Arnold Gregroyevich, nome de referência na cena cultural daquele país graças às contribuições valiosas que deu ao teatro de variedades, ao cinema e ao balé clássico. Foi ele próprio quem fez a seleção do elenco original e produziu o primeiro espetáculo, que estreou em 16 de outubro de 1964, na Bélgica.

Além do refinamento técnico numa superfície nada usual, o show inaugural também cativou as plateias pela dramaturgia, já que os números ilustravam uma trama central, que trazia atores cômicos e um palhaço como personagens centrais. Desde então, a companhia segue desenvolvendo e enriquecendo suas performances, buscando inovar sempre, mas honrando suas tradições e a experiência de seu precursor. O Circo hoje é dirigido por Natalia Abramova e reúne 35 bailarinos especializados em patinação artística.

Suas turnês já passaram por países como França, Itália, Israel, África do Sul, Nova Zelândia, Japão, China, Canadá, Polônia, Espanha e Emirados Árabes.

Serviço:
Circo de Moscou no Gelo – Teatro da UFPE
Datas/horários: 2 de junho (sábado), às 16h e 20h; 3 de junho (domingo), às 17h
Endereço: Av. dos Reitores, s/n, Campus Universitários da UFPE, Cidade Universitária
Informações: (81) 3271-9186 / (81) 3207-5757
Ingressos*: Plateia - R$ 100 / Balcão – R$ 80 | Disponíveis nas Lojas Esposende dos Shoppings Recife e Tacaruna, Bilheteria do Teatro ewww.ingressorapido.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo