Cine Espanhol – Uma crônica visual no Recife

Os grandes clássicos do cinema espanhol como Marcelino, Pão e Vinho, Bilbao, ¡Benvenido, Mr. Marshall!,  La Soledad Volver são apresentados num universo de 80 fotografias, 20 cartazes, um vídeo e um ciclo de cinema na mostra Cine Espanhol – Uma crônica visual, em exibição de 7 a 31 de maio, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby.

A mostra, que é uma realização do Instituto Cervantes em parceria com a Fundaj, traz para a abertura, dia 7, o espanhol especialista em cinema José Luis Castro de Paz. José Luis é doutor em história do cinema e catedrático em ciência da comunicação pela Universidade de Santiago de Compostela (Chile). Dentre suas publicações, destacam-se as participações na Antología crítica del cine español (1896-1995), editada pela Cátedra em 1997, e no Dicionário do cinema espanhol, editado pela Alianza Editorial, em 1998.


O ciclo de cinema exibe do dia 7 ao 9 seis clássicos que representam a comédia de costumes, o melodrama existencial e o universo feminino. Todos os filmes são legendados em português com entrada gratuita. A curadoria de Jesus Garcia Dueñas já levou o projeto para a França, China, Itália e no Brasil, depois de Brasília, é a vez dos recifenses conferirem a mostra que nos leva a um passeio visual pelo cinema espanhol unindo imagens da nossa memória a momentos secretos ou esquecidos desta história.
  
Ciclo de Cinema:

19h30 ¡Bienvenido Mr. Marshal!
21h10 Bajo a las Estrellas

18h30 Muerte de Un Ciclista
20h20 Azuloscurocasinegro

18h40 Calle Mayor
20h40 Trés Días com la Família

Exposição:

8 a 31
9h às 20h
Cronologia: 1896 - 2007
Lugar: Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henrique Dias, 609, Derby)
Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil