Centro cultural feminista do SOS CORPO debate RIO+20, justiça socioambiental e exploração do trabalho das mulheres

Qual a situação do trabalho das mulheres em um contexto de crise do capitalismo? Como a RIO+20 atinge a vida das pessoas? Como combater a super exploração do trabalho e da natureza? Para discutir e aprofundar questões como essas, o O SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia realizará, como atividade do centro cultural feminista neste mês de maio, debate sobre a RIO+20. Será nesta quinta-feira, dia 24 de maio, a partir das 18h30, no bairro da Madalena, Recife.

Para fazer provocações e lançar perspectivas sobre o tema “Rio+20 – Isso nos atinge!”, são convidadas: Analba Brazão, da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB); Rosane Silvia, da Secretaria Nacional das Mulheres Trabalhadoras da CUT – Central Única dos Trabalhadores/as; Mércia Alves, do Centro Dom Hélder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) e do Fórum Regional de Reforma Urbana (FERU); e Ana Dubeaux, do Fórum de Economia Solidária. O debate é aberto a participação de todas e todos.


A Rio+20 Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável acontece de 13 a 22 de junho deste ano. Mais uma vez, e 20 anos após a Eco 92, os chefes de Estado do mundo todo irão se reunir na Cúpula de Presidentes para traçar os rumos do desenvolvimento e seus impactos no meio ambiente. A iniciativa deveria analisar o cumprimento dos acordos entre os países firmados na Eco 92 e nas Conferências específicas que a sucederam. Porém, este encontro internacional está se configurando como um espaço para os governos discutirem a 'economia verde', ou seja, o grande foco é tentar salvar o capitalismo da crise atual a partir da apropriação total da natureza, transformando tudo em mercadoria - terra, água, sementes, ar, florestas.

Para fazer frente a esta lógica e reforçar a luta contra o capitalismo, o machismo, o racismo e a homofobia, instituições e movimentos sociais estão organizando a Cúpula dos Povos, em defesa do planeta e de seus recursos naturais. O encontro irá ocorrer de 15 a 23 de junho, paralelamente a Rio+20, e será um espaço de expressão da crítica à falsa alternativa do capitalismo verde, esta nova forma de super exploração do trabalho e da natureza. Várias estratégias e ações estão sendo planejadas, como caminhadas, acampamentos, protestos, atos públicos, além de debates e atividades auto-gestionadas. Na programação, haverá momentos próprios para reflexão e ação feminista, que serão promovidos por movimentos de mulheres. A Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB), po exemplo, vem realizando, desde o início do ano, uma grande mobilização nacional, com debates em todos os fóruns estaduais para organizar e mobilizar as mulheres militantes para a Cúpula dos Povos.

Ao promover a discussão sobre exploração e meio ambiente associada à divisão internacional do trabalho, mundialização do capital, crítica ao produtivismo, o debate do mês de maio do centro cultural feminista do SOS CORPO é um momento importante da ação feminista por ocasião da Rio+20. Também se configura como um espaço de preparação e articulação para a Cúpula dos Povos, ressaltando a luta do movimento de mulheres por direitos no campo do trabalho e por justiça socioambiental.

Serviço:
Centro Cultural Feminista do SOS Corpo debate: “Rio+20 – Isso nos atinge!”
Data: Quinta-feira, dia 24 de maio de 2012
Hora: 18h30
Local: Centro Cultural Feminista do SOS Corpo (Rua Real da Torre, 593, Madalena – Recife)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife