Apesar de problemas técnicos, a noite do penúltimo dia do Cine PE foi de brilho para as produções pernambucanas

 
Exibição do longa Boca. Fotos Clara Gouvêa | Divulgação

Por Erika Fraga

Equipe do curta Dia Estrelado

O último dia de competição do Cine PE 2012 começou às 16h30, com a reexibição do longa Boca (SP), que deveria ter sido exibido no último domingo (30), mas por problemas técnicos, foi interrompido. A ficção dirigida por Flávio Frederico foi baseada em fatos reais e mostrou a trajetória de Hiroito Joanides, famoso bandido que atuou nos anos 50 e 60 no centro de São Paulo. Já a mostra competitiva de curtas iniciou às 17h30, com a animação Dia Estrelado, a única pernambucana na competição, de Nara Normande.  Durante a apresentação inicial, Nara se mostrou muito realizada e fez questão de ressaltar a importância de toda a equipe, que trabalhou duro para a concretização do filme. A animação se utilizou da técnica de stop motion, com bonecos feitos de massa de modelar fazendo a releitura da tela Uma noite estrelada, de Van Gogh. 

Bruna Carolli
O segundo curta a ser exibido foi A fábrica (PR), dirigido por Aly Muritiba, mas, para surpresa da plateia, foi interrompido. Os problemas técnicos que marcaram os outros dias do festival ameaçaram mais uma vez atrapalhar a noite. Entretanto, logo foi solucionado e as pessoas puderam terminar de assistir o filme. Aly salientou a importância do Cine PE, dizendo aquela sala se comparava a um “Maracanã lotado”. Falhas também atrapalharam a exibição da terceira apresentação da noite. Desta vez, a vítima foi o curta Sonhando Passarinhos (DF), de Bruna Carolli. Impaciente, a plateia não reagiu bem a mais uma falha e vaiou até o momento em que o filme voltou a funcionar. A ser questionada sobre os problemas técnicos, Bruna Carolli afirmou que todos os diretores haviam testado filmes e que a situação como essa é normal acontecer em qualquer lugar, menos mal que tudo foi solucionado e a programação transcorreu normalmente. 


Longas – Apesar de todos os contratempos, o público continuou no Cine PE, no Teatro Guararapes, a espera do longa-metragem Na quadrada das águas perdidas (PE), ficção, de Wagner Miranda e Marcos Carvalho. Interpretado por Matheus Nachtergaele, o filme o mais aplaudido da noite foi gravado no sub-médio São Francisco e mostrou a saga de um catingueiro que, sozinho, atravessou a caatinga por dois dias e uma noite, tendo que sobreviver com o que encontrasse no caminho. Com uma belíssima fotografia e trilha sonora, o filme prendeu a atenção de todos.


Equipe do documentário Estradeiros  - Foto Clara Gouvêa

- O segundo longa a ser exibido foi Estradeiros (PE), um documentário de Renata Pinheiro e Sérgio Oliveira. Ele, que foi premiado como Melhor Filme na Semana dos Realizadores de 2011, mostrou o estilo de vida dos que vivem livres no mundo -“os nômades”- por cidades da America latina.

Confira a programação desta quarta-feira (2):
Mais informações: www.cine-pe.com.br
DIA - 02 DE MAIO - QUARTA-FEIRA
ENTREVISTAS COLETIVAS DOS FILMES CURTAS METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 01/MAIO
Hora: 10h
Local: Hotel Golden Tulip Recife Palace - Piso “C”
Acesso: Gratuito
ENTREVISTAS COLETIVAS DOS FILMES LONGAS METRAGENS EXIBIDOS NO DIA 01/MAIO
Hora: 11h
Local: Hotel Golden Tulip Recife Palace - Piso “C”
Acesso: Gratuito
LANÇAMENTO DO FILME: “DANOU-SE”
Hora: 12h
Local: Hotel Golden Tulip Recife Palace - Piso “C”
Acesso: Gratuito
"PETROBRÁS APRESENTA: Angeli vê o cinema nacional"
Hora: 20h
Local: Foyer do Teatro Guararapes - Centro de Convenções
Acesso: Ingresso (R$ 8 (inteira)/ R$  (meia)
PREMIAÇÃO E MOSTRA ESPECIAL DE CURTAS E LONGAS-METRAGENS - HORS CONCOURS
Hora: 20h
Local: Cine Teatro Guararapes - Centro de Convenções
Acesso: Gratuito
MOSTRA ESPECIAL DE CURTA-METRAGEM
Sons da Esperança (PE), Documentário, Direção Zelito Viana, 80’
Intervalo
SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO/ENCERRAMENTO


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia no Recife