A Agenda sugere e você lê!

RECIFE: SIGNO DE UM POVO
Fátima Ferreira 


Vejo um povo que bate e que blasfema 
no meu amor pelo livre e pelo justo.
Vejo um povo que chora o desencanto 
e dorme sobre o túmulo do seu rosto.

Vejo um povo que consome a própria carne 
e mutila-se pela busca da verdade.
Vejo um povo embriagado de desejos 
sob silêncio de vendaval e tempestade.

Vejo um povo que perdeu seu pedestal
e chora sobre o cadáver do tempo morto. 
Vejo um povo que perdeu a esperança 
e chora sobre a lama do desgosto.

Vejo um povo vestido de coragem 
que levanta-se na fala alucinado.
Vejo um povo gregário e vencedor 
por mim e pelo mar dos humilhados.

(Da antologia Poesia viva do Recife,
organizada por Juareiz Correya)

FÁTIMA FERREIRA – Nasceu em Olinda (PE). Integrou o Movimento dos Escritores Independentes do Recife, na década de 1980, com intensa colaboração em revistas e jornais alternativos de vários Estados. Poesia publicada: Colagem de Gestos.

Alice no País das maravilhas
O clássico infantojuvenil escrito pelo inglês Lewis Carroll foi adaptado por Telma Guimarães e ilustrado por Alexandre Rampazo. O livro faz parte da Coleção bi Clássicos, que traz obras de grande referência na literatura mundial. Neste livro, a tradicional história de Alice é contada em português e em inglês, buscando preservar o texto original. Para facilitar a leitura dos jovens, a versão em inglês traz um glossário com significados de nomes, verbos e expressões, caso o leitor queira fazer consultas. A obra da Editora do Brasil contém 95 páginas.

Literatura:
Educação Infantil e Ensino Fundamental
O catálogo da Editora do Brasil é voltado para professores e serve como suporte para orientar e enriquecer a escolha da literatura a ser abordada em sala de aula. Ele traz cerca de 70 autores e mais de 220 títulos, todos com uma breve apresentação. Os livros tratam de assuntos variados como: infância, língua portuguesa, matemática, meio ambiente, mitos, política, poesia, paz, preconceito, solidariedade, todos com indicação da série em que devem ser ministrados. A obra contém 136 páginas.

O desejo das águas
Escrito por Jussara Braga e ilustrado por Rogério Borges, o livro apresenta de uma forma suave algumas transformações que o mundo necessita. Para mostrar a urgente necessidade de preservação do meio ambiente, a trama traz os personagens Gemini (uma estrela-do-mar); Altan (uma águia) e Antera (uma pantera), que juntos significam três elementos fundamentais: água, céu e terra. Para ilustrar o livro, foi necessária a utilização de várias técnicas de desenho, pintura e colagem, resultando em um belíssimo trabalho. A obra da Editora do Brasil contém 72 páginas. R$15.

Representações de masculinidade na dança e no esporte: Um olhar sobre Nijinsky e Jeux
O autor Cláudio Lacerda lida com tema bastante conflituoso: o masculino no mundo da dança e do esporte. O livro traz à tona estruturas conceituais, ideológicas e simbólicas impostas ao corpo. O que se busca no livro é interpretar através das teorias o legado de Nijinsky e Jeux. A obra contém 159 páginas. O livro recebeu o patrocínio do Funcultura.

Loucos por HQs
A autora Tânia Martinelli cria uma história em torno do seu personagem principal, Caio, que é um adolescente fã de quadrinhos. Sua paixão pelas HQs ajudou a aflorar uma talentosa criação de roteiros. Mas Caio não sabe desenhar e está em busca de alguém que ilustre seus roteiros. E é justamente nesse momento que ele encontra a Olívia – uma menina diferente, que adora mangás e que parece ter saído diretamente de um. O encontro dos dois faz surgir uma grande amizade e um forte companheirismo entre ambos. Fato que ajuda Olívia, que está passando por mudanças. Editado pela Editora do Brasil, o livro custa R$ 23,20.

Pesquisa Trilogia da arquitetura desconstrutivista
Nesta obra o autor Carlos Lacerda divide preocupações e interesses referentes à Dança. Para análise ele faz a utilização de áreas de conhecimentos, como a teoria da desconstrução do teórico Jacques Derrida. O escritor também expõe a pesquisa teórica e as experimentações criativas, seja na escrita ou na dança. Patrocinado pelo Funcultura, o exemplar possui 80 páginas.













       Giro literário 

Noite de autógrafos “Memórias da pele: arteterapia como intervenção da depressão”
Dia 3/05 | 19h
Livraria Cultura
A noite será de autógrafos do livro da escritora Cristina Pinto Lopes, pela editora Libertas.
Foto: divulgação

Projeto Gerando Cultura – Ishtar – Espaço para Gestantes e Instituto Nômades
Livraria Cultura
34542025 / 99738035 / 88251274 | espacoishtar.blogspot.com e www.institutonomades.org.br

5 12h30 às 15h
Trabalho, Maternidade e Paternidade
Grupo CriaAção / Ishtar – Espaço para Gestantes e Instituto Nômades

12 10h às 12h30
Planos de parto
Ishtar – Espaço para Gestantes 

19 12h30 às 15h
Roda de debates
Grupo Boa Hora – Instituto Nômades

26 10h às 12h30
A doula
Ishtar – Espaço para Gestantes 

Noite de autógrafos “Design para um mundo complexo”
Dia 10/05 | 20h
Livraria Cultura
A noite será de autógrafos do livro do escritor Rafael Cardoso, pela editora Cosac & Naify.

Lançamento do livro “Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica”
Dia 17/05 | 19h
Academia Pernambucana de Letras
Organizada pelo professor Eduardo Assis Duarte, a obra é uma coleção de quatro volumes e é fruto de uma pesquisa realizada em todas as regiões do país, com vistas ao mapeamento e estudo da literatura produzida pelos afrodescendentes desde o período colonial. O resultado revela a face afra da literatura brasileira, num total de 100 escritores oriundos de tempos e espaços diversos.

Sesc Santa Rita
Dia 20 | 17h
Sesc na Cultura
Entrada gratuita
Realizado em parceria com a Livraria Cultura desde 2008, este projeto convida, mensalmente, artistas para se apresentarem no Auditório da Livraria, fazendo pocket shows, leituras dramáticas, palestras e performances. Este mês será feita uma leitura dramática do escritor inglês William Shakespeare, com o Grupo de Teatro Magrykory, da unidade Santa Rita, sob direção de Elias Mouret.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado