Moda: Bolsas da D’ Carvalho

Por Erika Fraga | Fotos Divulgação

Não é de hoje que ouvimos falar em moda ecológica e de como torná-la sustentável com estilo. A forma de viver ecologicamente correta faz tempo que saiu da fase de especulações e passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Com grande destaque nesse meio de produzir está a grife D’Carvalho, de Dave Carvalho. Ele, que é estilista e bailarino, tem apenas 27 anos, mas já se tornou o queridinho dos fashionistas, quando a busca é por ecobags.

Criada há dois anos, a D’Carvalho chama a atenção pela qualidade e beleza das peças. O que inicialmente era encarado como hobby e produzido apenas para amigos, ganhou contorno de grife após participar do Moda Recife 2010. “Graças ao boca a boca fiquei conhecido, e isso me fez receber um convite para participar do Moda Recife. Ao todo, desenvolvi 35 peças que compuseram os looks dos desfiles”, relembra Dave que teve a sua carreira impulsionada por esse evento.


A marca abusa de cores e modelos diferenciados, tendo como grande característica o uso de estampas. Entre as criações estão: ecobags, mochilas, malas, porta pen drive – celular, clutches e bolsa estilo carteiro (as duas últimas em modelos unissex).

O processo de produção das peças é todo baseado nos Eco Critérios da Moda Sustentável. “Um dos primeiros critérios é fazer uso do comércio justo. Acima de tudo, tenho que desenvolver peças acessíveis, sem explorar o consumidor. Então elas variam de R$ 2 (protetor de pen drive) a R$ 80 (bolsa de viagem), que são as peças mais caras”, define o designer, que também utiliza outros ecocritérios como: “utilização de materiais ou processos que não envolvam crueldade contra animal”; “valorização das habilidades locais”; “redução do desperdício de materiais, usando técnicas de modelagem e costura” (toda sobra de tecido é reutilizada e transformada em pequenas peças como porta-moeda e protetor de pen drive) e o uso de materiais reciclados ou técnicas de reciclagens. “Como matéria-prima uso: couro ecológico, tecido de estofado, reaproveito tecidos de vestidos, pedaços de lenço, algodão reciclável, plástico ecológico, enfim, “tudo” o que ao ser reutilizado possa se transformar em matéria-prima para produções de novas peças”, revela. 

Dave Carvalho
Além de todos esses cuidados, Dave utiliza-se do Marketing verde, outro ecocritério que prima pela responsabilidade no uso de tags, etiquetas, cartões de visita e embalagens. Por isso, adotou os carimbos em substituição do tradicional cartão de visita de papel. As etiquetas também merecem destaque, já que são elaboradas com banners recicláveis.  

A D’Carvalho vem-se tornando bastante conhecida em Natal/RN graças a uma sociedade do designer com Alex Dantas, que é o representante da marca no Estado. Ainda nesse primeiro semestre eles vão abrir uma loja no Shopping do Artesanato Potiguar (em Natal), onde venderão além de bolsas uma linha de sandálias. Enquanto a loja não chega à cidade, as consumidoras podem adquirir as bolsas através do facebook ou por telefone.

D’Carvalho
8605-1416 | 9663-6827
www.bolsascarvalho.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas