Exposição propõe interatividade e inclusão social


A divisão. Foto: Divulgação

Os enigmas da existência e do corpo humano são traduzidos em imagens pelo traço marcante da artista plástica pernambucana, Susy Magalhães, na exposição “O Princípio, a Beleza, A Vida”. Com a proposta de garantir a acessibilidade e a democratização da arte, a artista propõe que os visitantes explorem as sensações através de expositores táteis e painéis interativos. A mostra será aberta a partir desta terça-feira (17), às 19h, em evento só para convidados, e segue até o dia 13 de maio, no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), no Recife.

Em dez anos de carreira, Susy Magalhães desenvolveu uma linguagem singular da qual deriva sua pintura forte e intuitiva. A técnica própria surgiu por acaso. “Com dificuldade de movimento nos braços, resolvi por a tela em cima de uma mesa. Faço uma espécie de aquarela com tinta acrílica: diluo a tinta em água e vou jogando na tela, que antes é preparada com desenho em carvão e textura. Não uso pinceladas. Vou conduzindo a tinta na tela, formando manchas, que ao secarem me surpreendem com volumes e movimentos”, explica a artista. Entre as fontes de inspiração, o pai da teoria da evolução, Charles Darwin.


O trabalho inédito traz 25 obras em acrílico sobre tela em grande formato e faz analogias a formas celulares e embrionárias. Além das telas, um cinema sensorial exibirá um vídeo que conta desde a biografia da artista até detalhes sobre as técnicas utilizadas nos quadros. Na sala, os visitantes poderão sentir vibrações emitidas por um piso especial.

A mostra conta também com uma parede virtual com cinco iPads transformados em telas em branco, prontas para serem "pintadas". O público poderá criar sua própria obra, que será exibida em um telão durante a exposição e enviada para o e-mail dos autores. Ao lado de cada tela, um olho mágico simula a observação em microscópio projetando imagens de células animais e vegetais que inspiraram a artista no trabalho.

INCLUSÃO SOCIAL
Para melhor atender ao público e, em especial, às pessoas com deficiência, dez monitores do museu e dois monitores intérpretes de LIBRAS, contratados especialmente para a exposição, passaram por uma formação em atenção, acolhimento, filosofia e ética. A formação incluiu noções de LIBRAS e explicações sobre curadoria e arte contemporânea, com a participação da curadora da exposição, Mônica Hernandes, e da própria artista Susy Magalhães.

A exposição vai disponibilizar, ainda, um material pedagógico de apoio para professores e estudantes. O objetivo é provocar reflexões sobre a temática da mostra e associar com o conteúdo das disciplinas ensinadas na escola, como biologia, química e artes. O manual é gratuito e poderá ser acessado no hotsite www.susymagalhaes.com.br/exposicao2012/.

A produção executiva da mostra é de Juliana Magalhães Zimmerman, filha da artista e diretora do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação.

Susy Magalhães – Susy Magalhães descobriu o talento para a pintura em um momento de dor: a perda do filho, em 1997. Foi nesse momento, quando Susy buscava um refúgio, que ela se encontrou com a natureza e com sua arte, e desde então nunca mais a abandonou. “Foi na arte que busquei a paz interior. Depois de algumas perdas, entreguei-me à natureza na tentativa de demonstrar ao mundo que é possível encontrar paz, tranquilidade e amor”, conta.

No currículo, Susy coleciona viagens a países como França, Holanda e EUA, onde expôs seus trabalhos e ganhou reconhecimento internacional. Mesmo morando em São Paulo, nunca deixou suas raízes e a ligação com Pernambuco. A artista mantém também residências e ateliês no Recife e na fazenda da família Magalhães, em Camocim de São Félix, terra da “Pedra do Reino”.

Serviço:
Exposição “O Princípio, A Beleza, A Vida”, de Susy Magalhães
Vernissage: A partir desta terça-feira (17), às 19h
Período da exposição: de 18 de abril a 13 de maio de 2012
Local: Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 Graças - Recife)
Horários de Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h
                                         Sábados e domingos, das 14h às 17h
Visitação: R$ 5 e R$ 2,50 (meia)
Telefone: (81) 3184-3170

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua