Temporada de O Pranto de Maria Parda chega ao fim neste fim de semana

Foto: Wellington Dantas

Serão realizadas nesta sexta-feira (30) e neste sábado (31), às 20h, no Teatro Arraial, na Boa Vista, as últimas apresentações do espetáculo O Pranto de Maria Parda. Trata-se de uma coprodução internacional entre o Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso, de Portugal-, e a Paulo de Castro Produções, do Recife. Após algumas apresentações em terras portuguesas, em 2011, a montagem aportou em Caruaru, terra natal do ator Gilberto Brito, durante o 18º Janeiro de Grandes Espetáculos, neste ano, fazendo, em seguida, três únicas apresentações no Teatro Capiba, no Recife. Gilberto Brito conquistou, assim, o título de melhor ator de teatro adulto do festival. 

A peça narra uma comédia luso-nordestina, com fusão de linguagens, sonoridades, memórias, safadezas e picardias, transpondo a personagem portuguesa de Gil Vicente (geralmente interpretada por mulheres) para o universo fabuloso dos poetas e repentistas do Nordeste brasileiro. Maria Parda é uma beberrona que, munida de um velho copo onde pede esmolas, implora alguma bebida a quem lhe cruza as vistas. O cenário é composto de três tecidos longos, como mantas pesadas que cobrem o ator em determinadas cenas. Além de viver a alcoólatra desbocada, que solicita vinho, interpreta as variadas personagens que ela cita, homens e mulheres da sociedade, com muito bom humor. Maria Parda é, na verdade, mote para a denúncia social, porque dá voz aos oprimidos, faz rir e diverte através das críticas que estão na memória coletiva. Ela expõe safadezas do mundo e que, ciclicamente, são necessárias para ampliar uma reflexão humana e social da realidade que vivemos.


Foto: Wellington Dantas
Gilberto Brito - Nos anos de 1980 e 1990, ele protagonizou grandes obras de autores brasileiros como a personagem de Mariana na obra “As Velhas”, de Lourdes Ramalho, espetáculo que marcou a história do teatro contemporâneo brasileiro. Foi ainda Lampião em “À Luz da Lua, os Punhais”, de Racine Santos e, mais recentemente, “O Palhaço Jurema e os Peixinhos Dourados”, de Hermilo Borba Filho, com direção de Carlos Carvalho, em 2007, ou “A Visita da Velha Senhora”, da Galharufas Produções, com direção de Lúcio Lombardi, em 2010.

Serviço:
O Pranto de Maria Parda
Sexta-feira (30) e sábado (31), às 20h, no Teatro Arraial
(Rua da Aurora, 457, Boa Vista
Informações: (81) 3184-3057
R$ 20 e R$ 10 (meia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua