Frevo chega às universidades americanas

Foto: Divulgação
Cumprindo agenda de shows nos Estados Unidos, organizada pela Jaraguá Produções, a SpokFrevo Orquestra leva o frevo para estudantes do país. O intercâmbio musical acontece em seis universidades de música, onde a banda promove workshops e oficinas de frevo instrumental.

Na universidade de Austin, no Texas, onde a orquestra se apresentou no último sábado (24), no Texas Performing Arts, o encontro foi com alunos do programa Jazz Studies, da Universidade do Texas. Na aula sobre o ritmo pernambucano, os participantes aprenderam técnica de ritmo e composições, além de analisar composições de alunos americanos. Também em Austin, os músicos participaram de um debate com professores e estudantes do Instituto de Estudos da América Latina.


A turnê da SpokFrevo Orquestra nos EUA chega ao fim nesta quinta (29), com show no PepsiCo Theatre, em Purchase. Durante a excursão, os músicos se apresentaram no Lincoln Center, um dos palcos mais tradicionais do país, seguindo por Houston, no Society for Performing Arts, Miami, no Hollywood Arts Park Experience e Austin. A turnê tem incentivo do Funcultura e apoio da American Airlines.

Frevo sofisticado - SpokFrevo Orquestra surgiu no Recife, em 2003, sob a batuta de Inaldo Cavalcante de Albuquerque, o maestro Spok, que também é saxofonista, arranjador e diretor musical. Spok atua à frente dos 17 músicos, com naipes de saxofones, trombones, trompetes, além de guitarra, contrabaixo, bateria e percussão. Levar o frevo para os palcos como ator principal é o grande objetivo da orquestra, que já esteve em 15 diferentes países da Europa, Ásia e África e realizou concertos em palcos célebres, como New Morning, Roskilde, Montreux, Barbican, Pori Jazz, Womex, entre outros, dialogando com o universo do jazz e da world music, apresentando o frevo instrumental em toda a sua riqueza e originalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado